Os números do e-commerce no Brasil

Os números do e-commerce no Brasil

Segundo pesquisa realizada pelo e-bit, o comércio eletrônico no Brasil cresceu 28% em 2013, alcançando um volume total de vendas de R$ 28,8 milhões.

Apesar da inflação e do baixo crescimento econômico, o número de pedidos no canal aumentou 32%, entretanto, o ticket médio sofreu uma leve queda de 4,4% e ficou em R$ 327,00.

A pesquisa apontou que, no ano passado, 9,1 milhões de pessoas compraram online pela primeira vez, elevando o número de consumidores únicos no País para 51,3 milhões.

As compras por meio de dispositivos móveis, em especial os tablets, alcançaram 4,8% das vendas totais no período.

A oferta de frete grátis, um dos principais motivadores das compras online, recuou. Em dezembro de 2012, as entregas gratuitas eram encontradas em 58% das lojas online. Em dezembro de 2013, a taxa caiu para 50%. A diminuição sugere que as empresas estão buscando maior rentabilidade.

Marcos Figueira é sócio do Wyse Group, Brasil (wyse.com.br) e professor da FGV (Fundação Getúlio Vargas) nas áreas de Marketing, Marketing Digital, E-Commerce, Negócios Online, Planejamento Estratégico, etc.