O fim da promoção gratuita no Facebook

O fim da promoção gratuita no Facebook

Em minhas aulas de mídias sociais tratamos do alcance orgânico dos posts no Facebook em páginas corporativas.

A informação que temos do próprio Facebook é que o alcance de um post orgânico é, em média, de 16%. Ou seja, quando se coloca um post não patrocinado em uma página corporativa, somente cerca de 16% da base de fãs irá visualizar tal post.

O que ocorre é que esta informação foi divulgada em um evento institucional do Facebook que ocorreu em Nova York há dois anos e que, de lá para cá, o alcance dos post orgânicos vêm caindo drasticamente.

Segundo pesquisas recentes, o alcance de post orgânicos em 2014 está, em média, em reles 6%. Para páginas corporativas com mais de 500 mil fãs esse alcance é ainda menor, chegando a míseros 4%.

O Facebook já admitiu o fato e advertiu que devemos nos preparar para o dia que o alcance de posts orgânicos chegará a zero. Em resumo, isso significa o fim da promoção gratuita no Facebook.

O fim da promoção gratuita no Facebook

Marcos Figueira é sócio do Wyse Group, Brasil (wyse.com.br) e professor da FGV (Fundação Getúlio Vargas) nas áreas de Marketing, Marketing Digital, E-Commerce, Negócios Online, Planejamento Estratégico, etc.