Extensões Sociais, o que são?

Extensões Sociais, o que são?

Extensões Sociais no Google AdWords

As extensões sociais ainda são novidades do AdWords e, com certeza, ainda podemos esperar mudanças em um futuro próximo. Entretanto, desde já, é bom entendermos como funciona e como podem beneficiar as campanhas pay-per-click ou links patrocinados.

As extensões sociais podem ser compreendidas, resumidamente, como uma coleção de recomendações. Elas permitem que todos os cliques em botões +1 dados por visitantes em uma página empresarial do Google+ sejam qualificados como uma  “nota” nos seus anúncios patrocinados, e vice-versa. Desse modo, as páginas do Google+ e os links patrocinados do Adwords trabalharão em conjunto, no que tange tais recomendações.

Considere, por exemplo, que você crie uma campanha de Links Patrocinados e vincule essa à sua página do Google+. Se alguém clicar no famoso botão +1 nesse anúncio patrocinado, a sua página empresarial também recebe o +1. Percebe como isso possibilita aumentar a relevância da sua empresa no eco-sistema do Google?

Como Configurar as Extensões Sociais?

1. Crie uma página da sua empresa no Google+ (equivalente às fan pages do Facebook). Observe que se trata de uma página destinada às empresas, e não um perfil. O processo de criação é bem simples.

2. Em seguida, crie um link do seu website na sua página Google+, conforme as instruções detalhadas no link: http://www.google.com/support/plus/bin/answer.py?answer=1713826. Feito isso, será necessário concluir o processo de vinculação conforme detalhado a seguir: http://www.google.com/support/webmasters/bin/answer.py?answer=1708844.

3. Agora é o momento de ativar as extensões sociais no AdWords. Após concluir os dois passos anteriores, você poderá dar prosseguimento e acessar a sua conta no AdWords e clicar em Extensões de Anúncios. Conforme a imagem abaixo, certifique-se de selecionar a opção Extensões Sociais e, logo em seguida, clicar em Nova Extensão.

Extencoes Sociais do Google AdWords

Assim que clicar em Nova Extensão, você precisará cole a URL da sua página do Google+ no campo que será fornecido.

Feito isso, será necessário aguardar a aprovação do Google, que costuma levar alguns dias. Após essa quarentena, os seus anúncios já poderão exibir as extensões sociais.

Quais os Benefícios

Naturalmente, você deve estar se perguntando como tais extensões podem beneficiar o desempenho de suas campanhas. Os dados disponíveis ainda são preliminares e há muita especulação mas, ao que tudo indica, os resultados serão expressivos.

– Até agora, poucos anunciantes estão fazendo uso das extensões sociais. Desse modo, configurá-las desde já, lhe dará alguma vantagem competitiva;

– O processo de configuração é simples e conferirá maior credibilidade aos seus anúncios;

– É gratuito. Você não pagará nada se um usuário clicar em +1.  Só pagará se o usuário clicar no anúncio;

– Aumentará o número de +1 da sua página no Google+, visto que todos os +1 obtidos pelos seus anúncios podem ser contabilizados como +1 em sua página.

Após ter a configuração habilitada pelo Google, você poderá acompanhar o comportamento de suas extensões sociais acessando a campanha específica, clicando em Anúncios > Segmentar > Notas do +1.

Links Patrocinados Google AdWords

Acreditamos que as extensões sociais serão uma ferramenta útil para tornar ainda mais eficaz o desempenho das suas campanhas de links patrocinados.

 

 

Termos Relacionados: extensões sociais, campanhas pay-per-click, campanhas PPC, Ad Words, Campanhas de links patrocinados, SEM, SEO, Google AdWords

Marcos Figueira é sócio do Wyse Group, Brasil (wyse.com.br) e professor da FGV (Fundação Getúlio Vargas) nas áreas de Marketing, Marketing Digital, E-Commerce, Negócios Online, Planejamento Estratégico, etc.