E-commerce: Brasil em crescimento

E-commerce: Brasil em crescimento

Brasil é o país da América Latina com melhores condições para o e-commerce, diz estudo.

O Brasil é apontado como o país da América Latina que oferece as melhores condições para o desenvolvimento do e-commerce, ou comércio eletrônico, de acordo com o índice e-Readiness, da AméricaEconomia Intelligence, que realizou um estudo encomendado pela Visa.

A pesquisa se concentrou no período de 2009 a 2011 e analisou as transações de e-commerce, a infraestrutura tecnológica, a penetração do sistema bancário, a adoção de tecnologias por parte dos consumidores e as ofertas locais.

O índice de desempenho da e-Readiness atribuído ao Brasil corresponde ao índice da Espanha, por exemplo.

O desempenho brasileiro praticamente dobrou em relação aos EUA nos últimos dois anos, principalmente por conta da alta penetração da banda larga, que passou de 14% para 60%, e de um sistema e-commerce móvel mais eficiente.

Além do Brasil, outros países latino-americanos também se destacaram, se igualando ou superando a Espanha em 2009, como o Chile e Porto Rico.

Com índice mais alto entre os países da América Latina, o Brasil registrou 31% de crescimento no ano passado em relação a 2009.

O que definiu a alta pontuação brasileira foi principalmente o tamanho da população e o crescimento econômico.

Apesar desse avanço, o estudo destaca que a proporção de internautas brasileiros é de 43%, bem abaixo da Espanha, onde 67,3% da população tem acesso à internet, e de outros países latino-americanos, como a Argentina (67,4%), Uruguai (55,1%), Colômbia (47,3%) e Porto Rico (47%).

Em relação à infraestrutura, o relatório aponta que o Brasil também precisa evoluir, já que possui apenas 84,6 conexões de banda larga por mil habitantes, abaixo da média regional, que é 87,5. A introdução das variáveis logísticas na pesquisa favoreceu a pontuação do país, que tem uma boa rede de companhias atuantes no setor.

A sua empresa já mantém uma operação de E-commerce? A Wyse Group, Brasil provê consultoria integral para projetos de e-commerce e desenvolvimento de lojas virtuais. Entre em contato e agende uma reunião.

A Fundação Getúlio Vargas (Rio de Janeiro) oferece o curso de Planejamento de Negócios Online e Lojas Virtuais para quem deseja se preparar para lidar com os desafios do e-commerce. O curso é ministrado por Marcos Figueira, um dos sócios da Wyse Group, Brasil.

Posts Relacionados

A marca carioca Leeloo escolhe a Wyse para desenvolver a sua loja virtual

A marca mineira Reserva Natural escolhe a Wyse para desenvolver a sua loja virtual

A premiada designer de jóias Cris Frazão escolhe a Wyse para desenvolver a sua loja virtual

Marcos Figueira é sócio do Wyse Group, Brasil (wyse.com.br) e professor da FGV (Fundação Getúlio Vargas) nas áreas de Marketing, Marketing Digital, E-Commerce, Negócios Online, Planejamento Estratégico, etc.