Como monitorar uma marca nas redes sociais

Como monitorar uma marca nas redes sociais
19/02/2012 Marcos Figueira

Afinal, como monitorar uma marca nas redes sociais?

As Redes Sociais já fazem parte da estratégia de comunicação de 7 entre 10 empresas de médio e grande porte e, com isso, surge a questão natural do gerenciamento das marcas no ambiente virtual – online.

Atualmente, existem inúmeras ferramentas, pagas e gratuitas, que podem ajudar no monitoramento de uma marca ou tópico nas redes sociais online. Na verdade, as próprias redes sociais disponibilizam ferramentas de busca que permitem a observação e captação de comentários em tempo real.

Google, por exemplo, inclui comentários feitos em redes sociais em seus resultados de busca. O Google Alerts é uma ferramenta simples que possibilita monitorar desde assuntos ou tópicos de interesse, pessoas, produtos ou, marcas.

Ferramentas como o TweetDeck e o Hootsuite permitem o monitoramento de diversos perfis ou palavras-chave.

Lembre-se que mesmo que o público não esteja mencionando especificamente a sua marca, ele pode estar falando sobre seu produto. É importante, portanto, monitorar tópicos que estejam também, de algum modo, associados a sua marca.

Para análises mais aprofundadas, que incluam métricas como volume de menções, associações de palavras, mensagens replicadas, alcance das mensagens, engajamento, usuários mais influentes que interagem ou recomendam a marca, é recomendada a utilização de ferramentas mais sofisticadas, e pagas, que além de oferecer mensurações, podem garantir a coleta e o armazenamento de um número ilimitado de mensagens, provenientes de diferentes redes sociais.

Como referência, considere a Scup, Radian6 e o Social Mention.

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Marcos Figueira é sócio do Wyse Group, Brasil (wyse.com.br) e professor da FGV (Fundação Getúlio Vargas) nas áreas de Marketing, Marketing Digital, E-Commerce, Negócios Online, Planejamento Estratégico, etc.