Como monitorar uma marca nas redes sociais

Como monitorar uma marca nas redes sociais

Afinal, como monitorar uma marca nas redes sociais?

As Redes Sociais já fazem parte da estratégia de comunicação de 7 entre 10 empresas de médio e grande porte e, com isso, surge a questão natural do gerenciamento das marcas no ambiente virtual – online.

Atualmente, existem inúmeras ferramentas, pagas e gratuitas, que podem ajudar no monitoramento de uma marca ou tópico nas redes sociais online. Na verdade, as próprias redes sociais disponibilizam ferramentas de busca que permitem a observação e captação de comentários em tempo real.

Google, por exemplo, inclui comentários feitos em redes sociais em seus resultados de busca. O Google Alerts é uma ferramenta simples que possibilita monitorar desde assuntos ou tópicos de interesse, pessoas, produtos ou, marcas.

Ferramentas como o TweetDeck e o Hootsuite permitem o monitoramento de diversos perfis ou palavras-chave.

Lembre-se que mesmo que o público não esteja mencionando especificamente a sua marca, ele pode estar falando sobre seu produto. É importante, portanto, monitorar tópicos que estejam também, de algum modo, associados a sua marca.

Para análises mais aprofundadas, que incluam métricas como volume de menções, associações de palavras, mensagens replicadas, alcance das mensagens, engajamento, usuários mais influentes que interagem ou recomendam a marca, é recomendada a utilização de ferramentas mais sofisticadas, e pagas, que além de oferecer mensurações, podem garantir a coleta e o armazenamento de um número ilimitado de mensagens, provenientes de diferentes redes sociais.

Como referência, considere a Scup, Radian6 e o Social Mention.

Termos Relacionados: monitoramento de marcas, monitorar marcas, gerenciar marcas, gerenciamento de marcas, redes sociais, midias sociais, mídias sociais

Marcos Figueira é sócio do Wyse Group, Brasil (wyse.com.br) e professor da FGV (Fundação Getúlio Vargas) nas áreas de Marketing, Marketing Digital, E-Commerce, Negócios Online, Planejamento Estratégico, etc.