A era industrial acabou

A era industrial acabou

É hora de empreender

Nos últimos 100 anos, as pessoas tinham um emprego e se acostumaram à idéia de alguém dizer-lhes o que fazer. A responsabilidade de treinar o “empregado” para as funções que tinham “valor” era unicamente das empresas. O funcionário então se aposentava e o Estado tomaria conta dele, provendo aquilo que seria necessário à sua subsistência.

Ne nuntium necare (não mate o mensageiro), mas a crise que vemos hoje se espalhando mundo afora, não é temporária mas um anúncio de que a era industrial está chegando ao fim, e que o modelo de produção ao qual estamos acostumados está mudando.

Com o fim do atual modelo, o “empregado mediano” estará também em vias de extinção. Se você está “na média” e desempenha uma função corriqueira, saiba que têm outros tantos por aí, prontos para assumir o seu lugar, fazendo exatamente o que você faz e, por um salário menor.

Ao invés de ficar sentado esperando alguém dizer a você o que fazer, ou alguma empresa descobrir o seu valor de mercado, tome as rédeas da sua carreira e do seu desenvolvimento profissional e pessoal. Não fique mais esperando uma resposta daquele curriculum que você enviou com tanta esperança. A nova era que se apresenta demanda que você escolha e tome as decisões você mesmo, e mais ninguém. Você imagina um mega empreendedor perguntando para a esposa o que ela acha da sua idéia?

Esse é o momento de empreender. Não é necessário que seja uma idéia de 1 bilhão, pois essa idéia pode demorar – ou nunca chegar. Basta uma boa idéia, que seja exequível e que tenha um mercado potencial que possa sustentá-la. Uma boa idéia, apoiada em um planejamento e execução cuidadosos são suficientes para um empreendimento sustentável. Se somar-se a isso, empreendedores bem preparados, aí tem-se uma receita é de sucesso.

Marcos Figueira é sócio do Wyse Group, Brasil (wyse.com.br) e professor da FGV (Fundação Getúlio Vargas) nas áreas de Marketing, Marketing Digital, E-Commerce, Negócios Online, Planejamento Estratégico, etc.